O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, declarou à CNN nesta terça-feira (23) que a conversa entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve ocorrer de forma remota, por telefone ou videoconferência.

Segundo Vieira, os dois líderes nunca haviam se encontrado pessoalmente, mas durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York, tiveram a oportunidade de trocar algumas palavras rápidas e cumprimentarem-se com um aperto de mãos. O chanceler destacou que Lula “sempre estará pronto para conversar com qualquer chefe de Estado”.

O encontro direto não deve ocorrer nesta semana porque Lula retorna ao Brasil já na quarta-feira (24). A expectativa é de que a reunião seja organizada para a semana seguinte. Vieira afirmou estar otimista com a aproximação, classificando o momento como uma oportunidade para fortalecer o diálogo entre os dois países.

Mais cedo, em seu discurso na Assembleia, Trump fez questão de mencionar o Brasil e disse ter sentido uma “química excelente” ao falar brevemente com Lula. O republicano relatou que a conversa durou cerca de 20 segundos, mas foi suficiente para acertarem uma reunião na próxima semana. “Ele parecia um homem muito legal, na verdade, ele gostava de mim, eu gostava dele. E eu só faço negócios com pessoas de quem gosto”, declarou Trump.

O discurso do presidente americano ocorreu logo depois da fala de Lula na ONU, na qual o petista criticou as sanções impostas por Washington contra ministros do Supremo Tribunal Federal e fez menções às sobretaxas aplicadas a produtos brasileiros.

By Jornal da Direita Online

Portal conservador que defende a verdade, a liberdade e os valores do povo brasileiro. Contra a censura, contra o comunismo e sempre do lado da direita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode compartilhar essa página copiando o link dela