Moraes é o único brasileiro na lista dos 25 mais influentes do ano do Financial Times

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, foi incluído na lista das 25 pessoas mais influentes do ano elaborada pelo jornal britânico Financial Times. A publicação divulgou a seleção nesta sexta-feira (5) e destacou Moraes na categoria “heróis”. Ele é o único brasileiro presente na edição de 2025.

Além do magistrado, outros nomes reconhecidos mundialmente compõem o grupo, como a atriz e ativista norte-americana Jane Fonda e a escritora canadense Margaret Atwood.

Segundo o Financial Times, Moraes se tornou “um símbolo de democracia e justiça no Brasil” em um cenário internacional onde instituições supremas vêm cedendo diante de regimes autocráticos. A análise reforça que, em diversas nações, as estruturas democráticas têm mostrado fragilidade frente a lideranças populistas.

O texto, assinado pela historiadora brasileira Lilia Moritz Schwarcz, menciona a atuação do ministro diante dos atos de 8 de janeiro de 2023, ressaltando que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e militares de alta patente foram detidos “após julgamento público e transmitido em rede nacional”.

A publicação também pontua que o protagonismo de Moraes no Judiciário, aliado ao uso de instrumentos legais extraordinários e ao amplo alcance de suas decisões, expõe “uma tensão entre firmeza e excesso”. Em tom de advertência, o artigo afirma que, mesmo quando exercido em nome da proteção, o poder deve estar sujeito a limites em uma democracia.

A lista do Financial Times foi elaborada com base na colaboração de repórteres, editores e colunistas do jornal, que responderam à pergunta: “Quem realmente fez diferença neste ano?”

As personalidades escolhidas atuam em áreas como política, negócios, mídia, artes e esportes. A divisão é feita entre três categorias: “criadores”, “líderes” e “heróis”.

Lista completa das 25 pessoas mais influentes de 2025, segundo o Financial Times:

Criadores:

  • Cynthia Erivo (atriz e cantora)
  • Jonathan Anderson (designer de moda)
  • Ryan Coogler (cineasta)
  • Helen Garner (escritora)
  • Rosalía (cantora)
  • Stephen Graham (ator)
  • Bad Bunny (cantor)

Líderes:

  • Jensen Huang (CEO da Nvidia)
  • Susie Wiles (líder política)
  • Safra Catz (executiva)
  • Blaise Metreweli (líder institucional)
  • Stella Li (executiva)
  • Peter Thiel (investidor)
  • Zohran Mamdani (político)
  • Nigel Farage (político britânico)
  • Margarita Simonyan (executiva de mídia)
  • David Solomon (empresário)
  • Michele Kang (investidora esportiva)

Heróis:

  • Margaret Atwood (escritora)
  • Rory McIlroy (golfista)
  • Lotte Bjerre Knudsen (líder social)
  • Zak Brown (executivo de automobilismo)
  • Jane Fonda (atriz e ativista)
  • Alexandre de Moraes (ministro do STF)
  • Ms Rachel (educadora e criadora de conteúdo)

By Jornal da Direita Online

Portal conservador que defende a verdade, a liberdade e os valores do povo brasileiro. Contra a censura, contra o comunismo e sempre do lado da direita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode compartilhar essa página copiando o link dela