
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia a possibilidade de viajar a Roma para participar do funeral do papa Francisco, falecido nesta segunda-feira (21), no Vaticano. Ainda não foram divulgados detalhes oficiais sobre a data, o horário e o local da cerimônia. Segundo apuração da CNN, Lula está pessoalmente empenhado em comparecer à despedida do pontífice.
Fontes próximas ao Planalto afirmam que Lula já vinha mantendo sua agenda em alerta desde que o estado de saúde do papa se agravou. Jorge Mario Bergoglio, o primeiro papa latino-americano da história, enfrentava complicações respiratórias há semanas. A última vez em que Lula e o papa Francisco estiveram juntos foi em junho do ano passado, durante uma visita oficial do presidente ao Vaticano. Ele foi acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva.
Na ocasião, os dois líderes participaram de uma reunião bilateral, onde trataram de temas como paz mundial, combate à fome e desigualdade social — bandeiras constantemente usadas pelo governo petista para fins políticos.