Na noite desta sexta-feira (22), o senador Marcos do Val (Podemos-ES) voltou a desafiar as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF). Em uma live de mais de uma hora, o parlamentar criticou duramente o ministro Alexandre de Moraes, responsável por impor restrições como o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de utilizar redes sociais.

Durante a transmissão, Do Val não escondeu sua revolta. “Quanto mais crise você traz para mim, mais eu tenho tesão para ir para cima de você”, disse, dirigindo-se a Moraes. Em outro trecho, prometeu novas reações: “Tem muita coisa para acontecer contra você ainda”. O senador exibiu várias vezes a tornozeleira que foi obrigado a usar desde 4 de agosto, após viajar aos Estados Unidos contrariando ordem do STF que havia determinado a retenção de seu passaporte.

Além da tornozeleira, Moraes determinou recolhimento noturno e nos fins de semana, cancelamento do passaporte diplomático, bloqueio de salários, contas bancárias, chaves Pix e cartões de crédito, além do congelamento da verba de gabinete do senador. Segundo o ministro, a conduta de Do Val representou uma “afronta absoluta” às determinações judiciais.

O senador é investigado por publicações contra policiais federais que atuaram no inquérito da chamada “tentativa de golpe de 2022 e 2023”. Nos bastidores, cresce a tensão entre o Senado e o STF. Líderes da Casa avaliam transferir ao Legislativo a responsabilidade por eventuais punições, com possibilidade até de suspensão do mandato de Marcos do Val. Apesar disso, parlamentares apontam que o senador enfrenta isolamento político e poucos aliados dispostos a defendê-lo.

By Jornal da Direita Online

Portal conservador que defende a verdade, a liberdade e os valores do povo brasileiro. Contra a censura, contra o comunismo e sempre do lado da direita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *