
O marqueteiro do PL, Duda Lima, acusou o presidente Lula de copiar elementos visuais e de comunicação que marcaram os pronunciamentos do ex-presidente Jair Bolsonaro. A crítica surgiu após a exibição de um discurso recente em rede nacional, com forte semelhança à estética bolsonarista.
Segundo Duda, o petista trocou o tradicional “companheiros e companheiras” por “amigos e amigas”, buscou um tom mais popular e informal, além de vestir gravata azul, abandonar o vermelho do PT e usar o cenário com cores verde e amarela, marca registrada da direita nos últimos anos.
O marqueteiro ainda destacou o uso do Pix como símbolo de governo, algo intensamente explorado por Bolsonaro, além da moldura da intérprete de Libras, visualmente parecida com a usada pelo PL em 2022. Duda ironizou: “Só falta Lula falar ‘tá ok’ e mudar o número para 22”.
A campanha bolsonarista considera essa tentativa de apropriação estética um movimento de desespero. Para eles, Lula tenta colar sua imagem à de Bolsonaro por causa da queda de popularidade e da crescente rejeição ao atual governo.