
,Uma sessão da Câmara dos Deputados que discutia mudanças no licenciamento ambiental saiu do controle e terminou em confusão generalizada. O estopim foi um confronto direto entre Kim Kataguiri (União-SP) e Célia Xakriabá (PSOL-MG), que protagonizaram um bate-boca com direito a acusações, insultos e até intervenção da Polícia Legislativa.
A tensão explodiu por volta das 2h30 da madrugada desta quarta (17), quando Kim ironizou o cocar da deputada indígena, chamando-a de “cosplay de pavão”. A fala foi interpretada como desrespeitosa e acendeu os ânimos da bancada do PSOL. Em resposta, Célia partiu para o ataque, dizendo que Kim “não conhece o Brasil real por ser estrangeiro”, além de chamá-lo de “deputado reborn”.
O clima já era de guerra após a base governista aprovar, com apoio do agronegócio, novas regras de licenciamento ambiental que enfraquecem o poder de órgãos como o Ibama. Deputados da esquerda e ativistas tentaram barrar a medida, mas foram derrotados no plenário.
A confusão cresceu quando Rodolfo Nogueira (PL-MS) também ironizou Célia, citando o termo “pavão misterioso”, e Kim justificou que sua provocação era uma alusão à Ásia, continente de onde sua família tem origem. “Tem gente que gosta de fazer cosplay”, disparou novamente, elevando a tensão.
Ao fim, a deputada Célia invadiu o tempo de fala e partiu para o confronto direto, ficando cara a cara com Kataguiri, o que forçou o presidente da sessão, Hugo Motta (Republicanos-PB), a chamar a Polícia Legislativa. A sessão precisou ser pausada diante da agitação no plenário.