
Quem viu o recente “surto” de Lula tentando defender o ministro Alexandre de Moraes sabe que o PT está desesperado! O petista teve um verdadeiro ataque de fúria. E não é por menos… Além das prováveis sanções a Moraes (que podem destruir os planos do PT), o Governo vem vivenciando escândalos atrás de escândalos, como a fraude no INSS.
O presidente reclamou de suposta pressão internacional e acusou movimento político de tentar desestabilizar o STF. A fala, tida por aliados como defesa institucional, foi classificada por críticos como “surto”, rompendo o protocolo diplomático .
Fontes do governo relatam que o “surto” busca negociar com setores aliados, mas especialistas garantem que inflamar retórica pode isolar o país, dificultando acordos e investimentos externos .
A estratégia central do PT — aproveitar a figura de Moraes para consolidar poder interno — pode sair pela culatra: apoio radical tende a gerar retaliação internacional e dividir aliados mais moderados .
Em resumo, o discurso de Lula entra para a história como mais um gesto de defesa desesperada: proteger um ministro em crise pode representar risco institucional e político para o governo.