A TV Gazeta de Alagoas, afiliada da Rede Globo há quase meio século, optou por manter um estranho “silêncio” em sua programação na sexta-feira (25), sobre a prisão do ex-presidente Fernando Collor, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. A decisão editorial contrastou com o tom adotado pela emissora carioca, que deu ampla cobertura ao caso em seus telejornais nacionais.

Enquanto o Bom Dia Alagoas abordava temas relevantes para o público local, como segurança veicular e economia, a Globo escalava repórteres de Brasília para repercutir o episódio envolvendo Collor. Curiosamente, embora a TV Gazeta tenha enviado um repórter à sede da Polícia Federal, seu material não foi aproveitado pela rede nacional — sinal de que as decisões da Globo, mais uma vez, parecem atender a critérios seletivos e políticos.

Imagem em destaque

Na GloboNews, chamou atenção a entrada ao vivo da CBN Maceió, controlada por grupo ligado ao ministro dos Transportes, Renan Filho — filho do senador Renan Calheiros, adversário político de Collor. A escolha levanta dúvidas sobre a imparcialidade da cobertura e o alinhamento de interesses entre a emissora carioca e figuras influentes do atual governo.

A relação entre Globo e TV Gazeta já vinha estremecida. Em 2023, a Globo comunicou a decisão de não renovar o contrato de afiliação, alegando “escândalos” na gestão da afiliada. A justificativa veio no mesmo período em que diversas afiliadas da rede demonstraram insatisfação com a centralização de decisões e com a postura intervencionista da emissora-mãe.

A TV Gazeta, que desde 2019 passa por processo de recuperação judicial, contestou a quebra do vínculo na Justiça, alertando que a saída da Globo comprometeria acordos financeiros e empregos locais. O Tribunal de Justiça de Alagoas acolheu os argumentos da emissora regional, contrariando os interesses da empresa da família Marinho, que recorreu ao STJ.

Jornal da cidade

By Jornal da Direita Online

Portal conservador que defende a verdade, a liberdade e os valores do povo brasileiro. Contra a censura, contra o comunismo e sempre do lado da direita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *