O presidente e pré-candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve a imagem fortemente abalada após afirmar que “os traficantes são vítimas dos usuários”, declaração feita durante coletiva de imprensa na Indonésia. Pesquisa da empresa Brandwatch revela que a frase gerou cerca de 213 mil menções e alcançou aproximadamente 529 milhões de pessoas. Das publicações sobre o tema, 87% foram críticas e apenas 13% elogiosas.

Segundo o levantamento, essa repercussão se tornou o quarto maior volume de publicações envolvendo o presidente desde o início do ano. A fala polêmica perdeu apenas para três outros episódios: o “tarifaço” imposto pelo governo dos Donald Trump ao Brasil, um pronunciamento de Lula na TV aberta e seu discurso na United Nations. Nos três casos, porém, as menções positivas e negativas apresentaram equilíbrio muito maior.

A declaração foi proferida durante explicações de Lula a respeito de uma operação americana no Mar do Caribe contra embarcações ligadas ao tráfico de drogas. Ele afirmou que o governo dos EUA deveria tratar usuários internos ao invés da ação militar no exterior:

“Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente. Os usuários são responsáveis pelos traficantes que são vítimas dos usuários também. Você tem uma troca de gente que vende porque tem gente que compra, de gente que compra porque tem gente que vende.”

Após a repercussão negativa, Lula admitiu erro de escolha de palavras e reafirmou que seu posicionamento é firme contra traficantes e crime organizado. Ele apontou como resposta as operações do seu governo — como a maior da história contra o crime, a proposta da PEC da Segurança Pública e recordes nas apreensões de drogas.

By Jornal da Direita Online

Portal conservador que defende a verdade, a liberdade e os valores do povo brasileiro. Contra a censura, contra o comunismo e sempre do lado da direita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode compartilhar essa página copiando o link dela