Em votação nesta quarta-feira (15), a CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) da Câmara Municipal de São Paulo aprovou um projeto de lei de autoria do vereador Lucas Pavanato (PL) que prevê a proibição de atletas transexuais em categorias que não estejam de acordo com o sexo biológico.

Na prática, a regra inviabiliza que mulheres transexuais – que nasceram homens e passaram pela transição de gênero – disputem esportes na categoria feminina, sob o argumento de evitar desvantagens físicas entre as competidoras.

– Os atletas que se inscreverem em competições esportivas no município de São Paulo deverão fazê-lo na categoria que corresponda ao seu sexo biológico atribuído no nascimento, nomeadamente masculino ou feminino, constante da primeira certidão de nascimento – diz o texto.

Além de Pavanato, votaram a favor da proposta os parlamentares Janaína Paschoal (PP), Sandra Santana (MDB), Milton Ferreira (Podemos), Sansão Pereira (Republicanos) e também Thammy Miranda (PSB), que é um homem trans. Houve uma abstenção, por parte do vereador Silvão Leite (União Brasil).

O único parecer contrário partiu da vereadora Silvia da Bancada Feminista (PSOL). De acordo com ela, o “projeto de lei é discriminatório, preconceituoso e viola a Lei Geral do Esporte e o próprio COI (Comitê Olímpico Internacional), que enfatiza a inclusão de atletas transgêneros”.

– O MPF [Ministério Público Federal] já apontou a inconstitucionalidade de norma semelhante aprovada em uma cidade do interior de Santa Catarina, por extrapolar a competência legislativa municipal (…) Vamos seguir batalhando para barrar este ataque no plenário – assinalou.

O texto do PL 5/2025 estabelece ainda punições para atletas que omitirem serem transexuais, incluindo suspensão de até um ano, devolução de prêmios e multa de até três salários mínimos – dobrada em situações de reincidência.

O projeto prevê exceção para homens transexuais, ou seja, que nasceram mulheres e passaram por transição para o gênero masculino. Em casos como esses, as federações esportivas poderão decidir se o atleta poderá participar, desde que sejam considerados aspectos de segurança em esportes que envolvam contato físico direto entre os competidores.

Pleno News

By Jornal da Direita Online

Portal conservador que defende a verdade, a liberdade e os valores do povo brasileiro. Contra a censura, contra o comunismo e sempre do lado da direita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode compartilhar essa página copiando o link dela