
O ministro do Turismo, Celso Sabino (União Brasil-PA), entregou nesta sexta-feira (26) sua carta de demissão a Lula durante reunião no Palácio do Planalto. A decisão ocorreu após o União Brasil anunciar oficialmente sua saída da base governista, movimento que representou mais uma baixa para o enfraquecido governo petista.
Em pronunciamento, Sabino explicou sua decisão: “Tive uma conversa hoje com o presidente da República em virtude da decisão que o partido ao qual sou filiado tomou, de deixar o governo, e vim hoje aqui cumprir o meu papel. Entreguei ao presidente a minha carta e o meu pedido de saída do Ministério do Turismo, cumprindo a decisão do meu partido”.
Com a saída, Lula acumula sua 13ª mudança ministerial desde o início do mandato, reflexo da instabilidade política que atinge sua gestão. O rompimento do União Brasil, um dos maiores partidos do Congresso, amplia o isolamento do governo e dificulta ainda mais a construção de maioria parlamentar.
O Ministério do Turismo segue sem titular definido. Entre os nomes cotados para assumir a pasta estão Ana Carla Machado Lopes (secretária-executiva do ministério), Marcelo Freixo (presidente da Embratur) e Cristiane Leal Sampaio (secretária nacional de Políticas de Turismo). Até o momento, não há definição oficial por parte do Planalto.
A debandada do União Brasil representa uma derrota estratégica para Lula, já que o partido controlava cargos relevantes e tinha participação direta no governo. O episódio expõe a crescente dificuldade de articulação política e evidencia as rachaduras na base aliada do petista.