
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou nesta segunda-feira (22) em sua rede social Truth Social um vídeo que, segundo ele, mostra civis venezuelanos em um treinamento com fuzis de assalto. Em tom de deboche, a publicação foi acompanhada da legenda: “TOP SECRET: Pegamos a milícia venezuelana em treinamento. Uma ameaça muito séria!”.
As imagens que circulam nas redes sociais mostram um exercício que parece desorganizado, com gritos e instruções confusas. Em um dos trechos, uma mulher é vista correndo com um fuzil estilo AK.
O material atribuído ao treinamento mostra civis manuseando armas sob a orientação de militares, que chegam a instruir os participantes a “mirar em Trump”.
O governo venezuelano reuniu milhares de pessoas no sábado (20) para um dia de instruções sobre manuseio de armas e táticas de “resistência revolucionária”, conforme noticiado pela agência AFP.
A iniciativa de Caracas ocorreu em resposta ao envio de navios de guerra dos Estados Unidos para a costa venezuelana, uma operação que também conta com caças F-35 posicionados em Porto Rico. A missão, que tem como objetivo declarado combater o narcotráfico, já neutralizou 14 suspeitos em duas ações contra embarcações venezuelanas desde 2 de setembro, segundo a Marinha americana.
O ditador Nicolás Maduro acusa os Estados Unidos de promoverem uma tentativa de mudança de regime em seu país, o que Trump nega. Washington não reconhece a legitimidade do regime de Maduro e, neste ano, anunciou uma recompensa de US$ 50 milhões por informações que levem à sua captura por acusações de narcotráfico em Nova York.
Gazeta Brasil