
O ministro do STF Alexandre de Moraes determinou a prisão de três pessoas condenadas pelo ataque antidemocrático de 8 de janeiro de 2023, em Brasília, que estavam foragidas. Os mandados foram expedidos à Polícia Federal com base em decisões judiciais já confirmadas e transitadas em julgado.
Os réus com mandados são José Adriano Diduch, Rodrigo Raul Pereira Tara e Diego Guanabara Corrêa Scalona. Cada um respondia por diferentes graus de participação nos atos: invasões, depredações ou auxílio, conforme apurações do STF.
José Adriano foi condenado a 17 anos, por participar diretamente das invasões e confrontos com policiais. Rodrigo havia cumprido regime semiaberto e era fotografado em manifestações, negando, porém, envolvimento em atos diretos de invasão. Diego firmou Acordo de Não Persecução Penal, mas o benefício foi revogado após constatações de crime mais grave que as inicialmente investigadas.
A Polícia Federal é acionada para localizar os foragidos e efetivar as prisões, que podem se desdobrar em nova fase de operações.