A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil publicou nesta sexta-feira (12) uma nota oficial criticando a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos de prisão no processo do chamado “golpe de Estado”. A manifestação é mais um sinal do agravamento da crise diplomática entre Brasília e Washington.

No X (antigo Twitter), o perfil oficial da embaixada reproduziu a mensagem de Darren Beattie, alto funcionário de Diplomacia Pública dos EUA:
“Ontem, quatro dos cinco ministros do Supremo Tribunal Federal do Brasil condenaram o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos de prisão. Essa decisão é mais um capítulo do complexo de perseguição e censura do ministro Moraes, um violador de direitos humanos sancionado, que tem Bolsonaro e seus apoiadores como alvo. Encaramos esse sombrio desdobramento com a máxima seriedade”.

A nota reforça a avaliação de setores do governo Trump de que o julgamento conduzido por Alexandre de Moraes não tem base jurídica sólida, mas sim caráter de perseguição política. Ao ecoar essa posição publicamente, a embaixada escancara o desgaste sem precedentes das relações entre Brasil e EUA.

Para Washington, a condenação de Bolsonaro é parte de um processo de censura e autoritarismo judicial, que ameaça diretamente a democracia brasileira. O posicionamento oficial deixa claro que a crise não ficará restrita ao campo das declarações: novas sanções contra Moraes e seus aliados já estão sendo estudadas.

By Jornal da Direita Online

Portal conservador que defende a verdade, a liberdade e os valores do povo brasileiro. Contra a censura, contra o comunismo e sempre do lado da direita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode compartilhar essa página copiando o link dela