
O subsecretário de Estado americano para a Diplomacia Pública, Darren Beattie, afirmou nesta segunda-feira (8), em publicação no X (antigo Twitter), que o governo do presidente Donald Trump seguirá adotando medidas contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A mensagem foi divulgada no contexto das celebrações do 203º aniversário da Independência do Brasil.
Beattie destacou o compromisso dos EUA em apoiar o povo brasileiro na defesa da liberdade e da justiça, apontando diretamente Moraes como alvo de novas ações. “Ontem marcou o 203º Dia da Independência do Brasil. Foi um lembrete do nosso compromisso de apoiar o povo brasileiro que busca preservar os valores da liberdade e da justiça. Para o ministro Alexandre de Moraes e os indivíduos cujos abusos de autoridade minaram essas liberdades fundamentais, continuaremos a tomar as medidas cabíveis”, escreveu.
A declaração reforça o endurecimento da postura americana contra o ministro, que já foi alvo de sanções no âmbito da Lei Magnitsky, e cujo patrimônio e vínculos internacionais estão sob crescente escrutínio. O governo Trump, ao associar as medidas diretamente ao tema da independência brasileira, sinaliza apoio explícito à luta contra o que considera ser a tirania judicial imposta por Moraes.
O posicionamento também serve como recado político: Washington está atento à crise institucional no Brasil e disposto a agir contra autoridades que, na avaliação americana, estariam minando as garantias democráticas. Para conservadores, a fala de Beattie confirma que o ministro do STF já não enfrenta apenas críticas internas, mas agora também um cerco internacional cada vez mais visível.