
O ministro Gilmar Mendes afirmou nesta sexta-feira (24) que o Supremo Tribunal Federal pode intervir em um eventual processo de impeachment de seus próprios integrantes, caso sejam identificadas irregularidades no procedimento conduzido pelo Senado Federal.
A declaração foi feita durante entrevista à CNN Brasil, ao comentar a hipótese de abertura de processos contra ministros da Corte. Segundo Mendes, a atuação do Judiciário estaria amparada pelo princípio de controle de legalidade, especialmente diante de possíveis excessos.
- Deputada americana faz forte apelo ao povo brasileiro sobre as eleições
- Haddad “surta” com nova pesquisa Datafolha
- Povo vai à loucura com a presença de Nikolas Ferreira em Barretos (veja o vídeo)
- Flávio Bolsonaro é ovacionado em Barretos (veja o vídeo)
- Mendonça se prepara para o maior embate de sua vida…
“Se houver abuso, com certeza. Todo o processo de impeachment é passível de controle judicial”, afirmou o magistrado, indicando que decisões do Senado não estariam imunes à análise constitucional pelo próprio STF.
A fala reacende o debate sobre separação de poderes no Brasil, já que o impeachment de ministros do Supremo é uma atribuição prevista para o Senado, enquanto o STF exerce a função de guardião da Constituição. A possibilidade de intervenção judicial nesse tipo de processo levanta discussões sobre os limites institucionais.
Especialistas costumam apontar que o controle judicial de atos do Legislativo pode ocorrer em situações excepcionais, quando há questionamentos sobre legalidade ou respeito a direitos fundamentais. No entanto, o tema permanece sensível, especialmente quando envolve a própria composição da Corte.
O posicionamento de Gilmar Mendes adiciona mais um elemento ao cenário político-jurídico atual, marcado por tensões entre poderes e debates sobre o alcance das instituições no sistema democrático brasileiro.
Siga nossas redes sociais e fique por dentro das principais notícias, análises e conteúdos exclusivos.
