Integrante do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro do STF Nunes Marques indicou a aliados disposição em pedir vista no julgamento que analisa a cassação do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL).

O caso foi pautado pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, para a sessão da terça-feira (4/11). O processo foi incluído na pauta da Corte Eleitoral dois dias após a megaoperação que deixou mais de criminosos 100 mortos no Rio.

O caso contra o governador é relatado pela ministra do STJ Isabel Gallotti, que concluirá seu mandato no TSE em novembro e liberou os casos que considera prioritários para serem julgados antes de deixar o tribunal eleitoral.

A pessoas com as quais conversou nas últimas horas, Nunes Marques afirmou que é “sempre possível” pedir vista em processos envolvendo governadores. A fala foi lida como uma sinalização de que ele deve fazer o pedido.

Pedido de vista adiaria desfecho para 2026

O pedido de vista se confirmado, suspenderá a análise do processo contra Castro por 60 dias. Com isso, o desfecho do caso no TSE seria adiado para fevereiro de 2026, quando a tensão política já deve ter diminuído.

Além do governador, o processo pede ainda a cassação do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil) e do agora vice-governador Thiago Pampolha.

Eles são acusados de abuso de poder político e econômico no financiamento de projetos da Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj) e da Uerj em 2022.

Metrópole

By Jornal da Direita Online

Portal conservador que defende a verdade, a liberdade e os valores do povo brasileiro. Contra a censura, contra o comunismo e sempre do lado da direita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode compartilhar essa página copiando o link dela