O ex-presidente Jair Bolsonaro articula uma nova estratégia jurídica para tentar reverter sua condenação de 27 anos de prisão por um suposta tentativa de golpe de Estado. Após ingressar, nesta segunda-feira (27/10), com embargos de declaração na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) — composta por Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Flávio Dino —, a defesa já estuda um novo passo: recorrer à Segunda Turma do tribunal.

A manobra seria feita por meio de um pedido de revisão criminal, mecanismo jurídico destinado a reavaliar uma sentença penal definitiva, com o objetivo de corrigir eventuais erros e, eventualmente, anular ou reduzir a pena imposta. Segundo aliados de Bolsonaro, esse movimento seria mais promissor do que os embargos, considerados de alcance limitado.

Advogados ligados ao ex-presidente citam os artigos 75 e 76 do Regimento Interno do STF para defender que o pedido de revisão seja analisado por um colegiado diferente daquele que proferiu a condenação. O texto do regimento determina que “se a decisão embargada foi de uma Turma, far-se-á a distribuição dos embargos dentre os ministros da outra”, o que abriria caminho para o caso ser apreciado pela Segunda Turma.

A equipe jurídica de Bolsonaro pretende apresentar a revisão criminal após o julgamento dos embargos pela Primeira Turma — que, segundo as previsões de bastidores, deve rejeitar o recurso. Nesse cenário, a análise passaria para a Segunda Turma, formada por André Mendonça, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Kassio Nunes Marques e Luiz Fux.

Entre os cinco ministros, aliados do ex-presidente acreditam que ao menos três poderiam se mostrar receptivos ao pedido: André Mendonça e Kassio Nunes Marques — ambos indicados por Bolsonaro —, além de Luiz Fux, que votou pela absolvição do ex-chefe do Executivo quando integrava a Primeira Turma.

A posição de Dias Toffoli ainda é vista como imprevisível. Caso o ministro vote pela revisão da sentença, Bolsonaro teria maioria favorável, deixando apenas Gilmar Mendes em posição contrária dentro do colegiado.

Uma reviravolta está por vir…

By Jornal da Direita Online

Portal conservador que defende a verdade, a liberdade e os valores do povo brasileiro. Contra a censura, contra o comunismo e sempre do lado da direita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode compartilhar essa página copiando o link dela