O deputado Mauricio Marcon (Podemos-RS) confrontou a deputada Maria do Rosário (PT-RS) em plenário, desafiando-a a provar que parlamentares usaram dinheiro público para viajar aos Estados Unidos para a posse de Donald Trump, em 20 de janeiro de 2025. Marcon, que integrou a comitiva de deputados presente no evento, negou veementemente o uso de recursos públicos, afirmando que custeou a viagem com recursos próprios.
Ele acusou Maria do Rosário de mentir ao sugerir que verbas parlamentares foram utilizadas e criticou sua saída do plenário após a alegação, chamando-a de "covarde". A discussão reflete a polarização política no Brasil, com Marcon defendendo que as acusações são infundadas e parte de uma narrativa para atacar a oposição, enquanto o PT tem questionado a legitimidade das despesas da comitiva.
Até o momento, não há registro oficial de uso de verba pública, mas deputados têm até 90 dias após a viagem para solicitar reembolso, o que mantém a questão em aberto.
🚨URGENTE - Dep Mauricio Marcon vai para cima de Gleisi Hoffmann e desafia ela a provar que deputados usaram dinheiro público para ir na posse de Trump
— SPACE LIBERDADE (@NewsLiberdade) March 12, 2025
“Ao contrário da petezada, nós não nos escoramos no contribuinte para ir a Venezuela e em Cuba. Fui aos EUA com meu dinheiro” pic.twitter.com/QeSE6NA9hf