O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a devolução dos equipamentos eletrônicos apreendidos do senador Marcos do Val (Podemos), mas manteve sob custódia sua pistola Glock calibre .380.
O parlamentar, que se declara "perseguido político", criticou a ação do STF, cla
ssificando-a como uma "megaoperação sensacionalista e teatral" com o objetivo de intimidá-lo. Do Val também afirmou possuir 16 fuzis nos Estados Unidos, armazenados em Dallas, no Texas, enquanto no Brasil, segundo ele, a pistola apreendida era sua única arma.
Na decisão, Moraes estabeleceu um prazo de 90 dias para que o senador retire seus dispositivos eletrônicos, sob pena de destruição dos equipamentos caso não sejam recuperados dentro desse período.
Além dessas medidas, o ministro já havia determinado o bloqueio das contas bancárias do senador. Em agosto de 2024, autorizou que Do Val recebesse apenas 30% de seu salário.
O parlamentar é investigado por obstrução de Justiça após divulgar informações sobre o delegado da Polícia Federal Fábio Schor, responsável pelas investigações envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Estranhamente, essa decisão acontece após a primeira dura sanção aplicada por Donald Trump que atingiu a ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner em cheio.
Sentiu?
O ex-desembargador Sebastião Coelho foi detido nesta terça-feira, 25, no Supremo Tribunal Federal (STF), em flagrante delito, sob acusação de desacato e ofensas ao tribunal. A prisão foi determinada pelo presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, que também ordenou a lavratura de boletim de ocorrência. Coelho, que é advogado de Filipe Martins, ex-assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, tentou ingressar na 1ª Turma do STF para acompanhar o julgamento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Em um vídeo gravado pelo próprio Coelho, é possível vê-lo na porta do colegiado, alegando que foi impedido de entrar, apesar de afirmar que havia lugares vagos disponíveis. O STF rebateu e emitiu uma nota oficial alegando que Coelho não se cadastrou previamente para participar da sessão. Advogado de Filipe Martins, o desembargador Sebastião Coelho foi barrado na entrada do plenário da Primeira Turma do STF 🚨🚨🚨🚨 pic.twitter.com/EGaPuYyjam — Claudio Dantas (...