O ex-presidente Jair Bolsonaro interveio na disputa entre os deputados federais Nikolas Ferreira (PL-MG) e Mario Frias (PL-SP), aliados de longa data, que vinham trocando ataques públicos e nos bastidores. A tensão começou em 10 de março de 2025, quando Nikolas apareceu em fotos e vídeos com o influenciador Renato Amoedo, conhecido por chamar Bolsonaro de “cadela do PT”, o que irritou Frias.
O ex-secretário de Cultura classificou a atitude de Nikolas como “absurda” e indigna de um aliado de Bolsonaro, enquanto Nikolas rebateu, defendendo que buscar apoio entre insatisfeitos é estratégico para o ex-presidente.
Bolsonaro, segundo lideranças do PL, entrou em cena nos últimos dias antes de 30 de março de 2025, pedindo a Frias que cessasse os ataques públicos a Nikolas, conforme apurado por fontes próximas ao partido.
A intervenção ocorreu após semanas de críticas mútuas que dividiram a base bolsonarista, com Frias acusando Nikolas de dar palanque a difamadores e Nikolas retrucando que xingar insatisfeitos não ajuda Bolsonaro. O ex-presidente teria conversado diretamente com Frias, buscando apaziguar a situação e manter a unidade do grupo.
A “guerra” entre os deputados expôs fissuras no bolsonarismo, especialmente após Nikolas justificar sua postura como uma forma de ampliar o apoio a Bolsonaro, enquanto Frias insistia em lealdade irrestrita.
A mediação de Bolsonaro reflete sua preocupação em evitar rachas no PL, que planeja candidaturas como a de Débora Rodrigues para 2026. A trégua, porém, não apagou as divergências, com Nikolas mantendo sua estratégia e Frias sendo contido pelo ex-presidente.
Até 30 de março de 2025, a intervenção de Bolsonaro parece ter reduzido os embates públicos, mas o episódio destaca os desafios de liderança dentro do movimento bolsonarista.
A relação entre Nikolas, jovem expoente do PL, e Frias, figura consolidada entre os apoiadores mais radicais, segue sob observação, enquanto Bolsonaro tenta equilibrar as forças internas para manter sua influência política intacta.
O ex-desembargador Sebastião Coelho foi detido nesta terça-feira, 25, no Supremo Tribunal Federal (STF), em flagrante delito, sob acusação de desacato e ofensas ao tribunal. A prisão foi determinada pelo presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, que também ordenou a lavratura de boletim de ocorrência. Coelho, que é advogado de Filipe Martins, ex-assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, tentou ingressar na 1ª Turma do STF para acompanhar o julgamento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Em um vídeo gravado pelo próprio Coelho, é possível vê-lo na porta do colegiado, alegando que foi impedido de entrar, apesar de afirmar que havia lugares vagos disponíveis. O STF rebateu e emitiu uma nota oficial alegando que Coelho não se cadastrou previamente para participar da sessão. Advogado de Filipe Martins, o desembargador Sebastião Coelho foi barrado na entrada do plenário da Primeira Turma do STF 🚨🚨🚨🚨 pic.twitter.com/EGaPuYyjam — Claudio Dantas (...