O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, decidiu não punir a família acusada de agredir o ministro Alexandre de Moraes no Aeroporto de Roma, em julho de 2023. O caso envolveu os empresários Roberto Mantovani Filho, sua esposa Andréia Munarão e o genro, Alex Zanatta Binotto. Eles foram inicialmente denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por calúnia e injúria, após um vídeo no qual hostilizam Moraes e sua família.
No entanto, a retratação formal apresentada por eles, em que reconheceram os erros cometidos, foi aceita por Toffoli, que decidiu extinguir a possibilidade de punição.
A retratação foi feita em novembro, e Toffoli usou o artigo 143 do Código Penal para justificar a decisão. Esse artigo prevê a isenção de pena quando o acusado se retrata de forma cabal antes da sentença, o que ocorreu neste caso. A Polícia Federal havia concluído que as ofensas se configuravam como injúria, mas o fato de os acusados se desculparem foi considerado uma atenuante significativa.
O episódio teve grande repercussão, especialmente pelo fato de as imagens terem sido compartilhadas nas redes sociais, o que gerou um clima de hostilidade e risco para a segurança de Moraes e sua família. Apesar disso, Toffoli, com base na retratação, optou por não dar continuidade às punições.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado...