O Supremo Tribunal Federal (STF) está considerando uma proposta para aumentar a idade de aposentadoria compulsória dos ministros de 75 para 80 anos. A mudança tem gerado debates sobre os impactos para o sistema judiciário do Brasil. Atualmente, ministros do STF podem permanecer no cargo por tempo indeterminado, mas são obrigados a se aposentar aos 75 anos, conforme a Constituição.
A proposta visa permitir que ministros com maior experiência permaneçam mais tempo na corte, o que poderia ser vantajoso em termos de estabilidade e continuidade no julgamento de processos importantes. No entanto, críticos afirmam que essa mudança poderia impedir a renovação da composição do tribunal e dificultar a chegada de novas perspectivas. Além disso, poderia prolongar a influência de ministros com laços mais estreitos com administrações passadas.
O debate também envolve o processo de nomeação dos ministros, que é feito pelo presidente da República. Uma mudança na aposentadoria poderia alterar os cálculos políticos, adiando novas nomeações e, consequentemente, mudando a dinâmica do tribunal.
A proposta está sendo discutida no contexto de um cenário político e judicial cada vez mais polarizado, onde as decisões do STF têm grande impacto na política nacional. A decisão sobre essa alteração ainda não foi tomada, mas ela tem gerado grandes expectativas e controvérsias sobre o futuro da corte.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado...