Em maio, a deputada norte-americana María Elvira Salazar chamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de “condenado por corrupção” e classificou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), como “operador totalitário” da justiça brasileira.
À ocasião, a parlamentar participava de uma audiência da Câmara dos Estados Unidos sobre a liberdade de expressão no Brasil. Agora, ela volta a criticar a Corte e diz para Lula ter “cuidado”. Em entrevista à Gazeta do Povo, a María Salazar falou sobre qual deverá ser a postura do presidente reeleito dos EUA, Donald Trump, com relação aos regimes autoritários da América Latina, a exemplo de Cuba, Venezuela e Nicarágua. “Os regimes opressores ao redor do mundo saberão que há um novo xerife na cidade”, disse a deputada. “Não haverá mais tolerância para seus aparatos repressivos, e estou confiante de que a administração Trump tomará as medidas necessárias para mantê-los na linha”, completou.
María afirmou ainda que esses regimes “opressores” agora terão que lidar também com Marco Rubio (Secretário de Estado dos EUA) e Mike Waltz (conselheiro de Segurança Nacional). Ela os chama de “amigos declarados da liberdade na América Latina”. Parlamentar fala sobre posturas de Lula, Petro e Moraes Recentemente, Lula se referiu a Trump como “nazista”. Já o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, acusou Elon Musk, que fará parte do novo governo, de “tendências nazistas”.
Sobre o comportamento dos dois chefes de Estado, a deputada afirmou que ambos devem ter “muito cuidado” antes de seguir “o mesmo caminho de outros socialistas”, como o ditador Nicolás Maduro, da Venezuela, ou Daniel Ortega, da Nicarágua.
“Os Estados Unidos, sob o comando do presidente Trump, terão tolerância zero para novas tentativas de repressão”, declarou María.
Perguntada sobre sua promessa de retirar o visto norte-americano de Alexandre de Moraes e de outras autoridades brasileiras que estariam “limitando a liberdade de expressão”, a parlamentar afirmou à Gazeta:
“Trump cercou-se de pessoas como Elon Musk, que têm plena consciência das violações de liberdade de expressão perpetradas pelo ministro Moraes contra seu próprio povo”.
Segundo a deputada republicana, “o governo dos EUA não deve mais continuar recompensando governos na América Latina que violam o direito de liberdade de expressão de seus cidadãos”.
Neste vídeo, María Salazar faz críticas a autoridades brasileiras e diz a Moraes: “Não pense que é Deus”.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado...