Suposta tentativa de golpe: PF organiza indiciados em 6 grupos e expõe lista Suposta tentativa de golpe: PF organiza indiciados em 6 grupos e expõe lista Suposta tentativa de golpe: PF organiza indiciados em 6 grupos e expõe lista Pular para o conteúdo principal

Suposta tentativa de golpe: PF organiza indiciados em 6 grupos e expõe lista

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou nesta terça-feira (26), à Procuradoria-Geral da República (PGR) o relatório de 884 páginas em que a Polícia Federal indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais 36 por crimes de suposto golpe de Estado, organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022.

Moraes retirou o sigilo da investigação. Para ele, não há mais necessidade de manter o caso sob segredo, tampouco das investigações conexas. O documento traz dezenas de diálogos em áudio e texto trocados pelos investigados. O ministro ainda determinou que seja concedido acesso aos autos às defesas de investigados.

Confira abaixo as penas para cada crime citado pela PF:

Golpe de Estado: 4 a 12 anos de prisão;
Abolição violenta do Estado democrático de Direito: 4 a 8 anos de prisão;
Integrar organização criminosa: 3 a 8 anos de prisão.

As investigações apontaram que os indiciados se estruturaram por meio de divisão de tarefas, o que permitiu a individualização das condutas e a constatação da existência dos seguintes grupos nomeados da seguinte forma pela PF (alguns investigados aparecem em mais de um núcleo):

Núcleo de Desinformação e Ataques ao Sistema Eleitoral

Anderson Torres
Angelo Martins Denicoli
Fernando Cerimedo
Eder Lindsay Magalhães Balbino
Guilherme Marques Almeida
Hélio Ferreira Lima
Mauro Cesar Barbosa Cid
Sergio Ricardo Cavaliere de Medeiros
Tércio Arnaud Tomaz

Núcleo responsável por incitar militares à aderirem ao golpe de Estado

Ailton Gonçalves Moraes Barros
Bernardo Romão Correa Neto
Mauro Cesar Barbosa Cid
Paulo Renato de Oliveira Figueiredo Filho
Walter Souza Braga Netto

Núcleo jurídico

Anderson Gustavo Torres
Amauri Feres Saad
Filipe Garcia Martins Pereira
José Eduardo de Oliveira e Silva
Mauro Cesar Barbosa Cid

Núcleo operacional de apoio às ações golpistas

Alex de Araújo Rodrigues
Bernardo Romão Correa Neto
Cleverson Ney Magalhães
Hélio Ferreira Lima
Rafael Martins de Oliveira
Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros

Núcleo de inteligência paralela

Alex de Araújo Rodrigues
Bernardo Romão Correa Neto
Cleverson Ney Magalhães
Hélio Ferreira Lima
Rafael Martins de Oliveira
Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros

Núcleo de oficiais de alta patente com influência e apoio a outros núcleos

Almir Garnier Santos
Estevam Theophilo Gaspar de Oliveira
Laércio Vergílio
Mario Fernandes
Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira
Walter Souza Braga Netto

Confira os próximos passos do inquérito


Agora cabe à PGR se manifestar contra ou a favor do resultado da investigação. Ela fará a denúncia, ou mandará arquivar ou pedir mais investigações.


Caso a PGR se manifeste favoravelmente sobre o prosseguimento da ação, denunciado ao STF os indiciados pela PF, caberá aos ministros do Supremo julgar se aceitam ou rejeitam a posição da procuradoria.

Se a maioria dos ministros entenderem que há elementos suficientes para acatar a denúncia da PGR, os indiciados passarão à condição de réus e começarão a responder ao processo penal. Só quando houver decisão definitiva ou não existir mais possibilidade de recurso, eles são considerados culpados.

Postagens mais visitadas deste blog

Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)

Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha.  O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado...

Allan dos Santos reaparece com novo carro, nova profissão e novo recado para “Xandão” (veja o vídeo)

O jornalista Allan dos Santos, exilado nos Estados Unidos, reapareceu nas redes sociais fazendo propaganda de sua nova atividade profissional. Allan está trabalhando como motorista de aplicativo em seu novo Tesla. Na publicação ele convida os cidadãos brasileiros a realizarem viagens com ele. O ministro Alexandre de Moraes requereu a extradição do jornalista, que foi negada pelos Estados Unidos. Allan, portanto, vive legalmente naquele país. Ele afirma que está gostando de sua nova atividade, mas que não vai deixar de fazer jornalismo. “Agora sou motorista de aplicativo e estou gostando muito. Não deixarei de fazer jornalismo, mas tenho prioridades, contas e não faço acordo com criminosos”. Finaliza mandando um recado para o ministro Alexandre de Moraes. Assista abaixo Allan com seu novo ⁦ @Tesla ⁩ - Cidadão livre na maior potência econômica e militar do mundo. Hoje a esquerda não dorme. pic.twitter.com/ltMCHbbFCC — Rafael Fontana (@RafaelFontana) October 30, 2024 ...

Boninho oferece ajuda para Elon Musk

Para evitar que a rede social X seja suspensa no Brasil, o diretor da Rede Globo, Boninho, ofereceu ajuda a Elon Musk, proprietário da plataforma, através de uma publicação feita na rede social nesta quarta-feira (28). – Elon Musk, vamos conversar sobre o X no Brasil, talvez eu consiga te ajudar – escreveu Boninho. A possível suspensão da plataforma pode acontecer ainda nesta sexta (29) devido a uma intimação assinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Moraes determinou que Musk nomeie um novo representante legal da empresa no Brasil em até 24 horas, sob pena de bloqueio da rede social. Internautas reagiram à oferta de Boninho com sugestões criativas, pedindo que ele salvasse a rede social e até mesmo sugerindo a participação de Musk no BBB 25. – Queremos Elon Musk e Alexandre de Morais na casa de vidro – brincou um usuário. – “Grupo Globo compra o X”, seria a manchete do ano – sugeriu outro. – Vende a Globo e compra o X, Bonis – decl...