Os exilados políticos ligados aos eventos de 8 de janeiro organizaram uma manifestação para este domingo, dia 3, denominada “Buzinaço pela Anistia”, visando pressionar a rápida aprovação da lei da anistia. A mobilização, promovida nas redes sociais, já ganhou grande adesão, com milhares de curtidas e comentários em apoio.
O foco do protesto é o Projeto de Lei (PL) da Anistia, atualmente em análise pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Sob a liderança de Caroline de Toni (PL-SC), a CCJ começou a examinar o projeto na última terça-feira, 29. A proposta busca garantir anistia aos participantes dos atos de 8 de janeiro de 2023, proporcionando-lhes o direito de retornar ao país sem temor de represálias legais.
Desde o início de 2024, muitos exilados escolheram a Argentina como destino, onde receberam acolhimento e proteção temporária.
As autoridades argentinas, mantendo sigilo sobre as identidades e localizações desses brasileiros, têm resistido a pedidos de cooperação da Justiça brasileira, criando dificuldades para eventuais ações judiciais.
Com o “Buzinaço pela Anistia”, os exilados e seus apoiadores esperam intensificar a pressão pelo avanço do PL. A aprovação da anistia seria um marco na trajetória desses exilados, possibilitando um retorno seguro ao Brasil e o encerramento de sua situação de refúgio no exterior.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado...