O advogado Jonatan Valenzuela Saldías, que representa o presidente do Chile, Gabriel Boric, confirmou em um comunicado que o governante foi alvo de denúncia por suposto crime de assédio sexual e convocou a imprensa nesta terça-feira (26) para dar detalhes sobre algo que, segundo ele, é “infundado”.
Em nota divulgada nesta segunda (25), Saldías negou a ocorrência dos fatos relatados e garantiu que, neste caso, a vítima é o presidente. Por meio de um comunicado de imprensa, o advogado sustentou que entre julho de 2013 e julho de 2014, o presidente Boric foi “vítima de assédio sistemático” por parte de uma mulher adulta que conheceu no contexto da sua prática profissional.
Boric, segundo seu advogado, recebeu até 25 e-mails de endereços diferentes “enviados pela mesma pessoa”. Um deles incluía “o envio não solicitado e não consentido de imagens explícitas”.
O advogado revelou que dez anos depois, em 6 de setembro de 2024, a remetente dos e-mails apresentou queixa ao Ministério Público Regional de Magalhães, localizado em Punta Arenas, cidade natal de Boric, que pertence à esquerdista Frente Ampla e assumiu a presidência do Chile em 11 de março de 2022.
Na ação judicial, a mulher acusa Boric de ter divulgado registros de imagens privadas e de assédio sexual, mas, segundo a defesa, esses fatos nunca ocorreram.
– Meu cliente nunca teve um relacionamento afetivo ou de amizade com ela e eles não se comunicam desde julho de 2014 – acrescentou.
O advogado anunciou que nesta terça realizará uma coletiva de imprensa para falar sobre a denúncia e a posição de Boric, de 38 anos, que “rejeita e nega categoricamente a denúncia, e assim será demonstrado na instância correspondente”.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado...