A transformação radical que Elon Musk implementou no Twitter, agora chamado de X, é um exemplo que ilustra bem como a eficiência e a agilidade podem, sim, trazer resultados concretos. Ao demitir 80% dos funcionários, Musk não apenas reduziu drasticamente os custos, mas também simplificou processos e melhorou a plataforma. O sucesso é visível no Brasil, onde o X se tornou o aplicativo mais baixado para quem busca notícias, superando redes que mantêm estruturas inchadas e que frequentemente pautam apenas uma visão unilateral.
A escolha de Musk e Vivek Ramaswamy para liderar o Departamento de Eficiência Governamental dos EUA, anunciado por Trump, promete um cenário novo e desafiador para o governo americano. Ambos têm um histórico de confronto direto com as burocracias e com as restrições governamentais que impedem o crescimento econômico e o desenvolvimento. Musk, por exemplo, saiu da Califórnia — que está afundada em uma burocracia extrema e em políticas progressistas sufocantes — para o Texas, onde encontrou um ambiente mais favorável à liberdade empresarial.
A missão deles no DOGE será justamente desmantelar essa burocracia federal, cortando excessos regulatórios e despesas desnecessárias.
É um movimento ousado que coloca no centro do governo Trump a eficiência e o corte de gastos, algo que o próprio Musk já mostrou ser capaz de fazer com sucesso.
Esse foco em eficiência pode ter desdobramentos no Brasil, onde Musk tem interesses e capital aplicados, inclusive no setor de telecomunicações e satélites. Com a vitória de Trump, é provável que Musk mantenha um olho atento em questões regulatórias brasileiras, ainda mais considerando as pressões recentes de autoridades daqui, que tentaram impor limites ao funcionamento do X e que penalizaram financeiramente a empresa. Para Musk, essa resistência burocrática será mais um desafio, mas, como tem mostrado ao longo de sua carreira, ele não teme enfrentar ambientes hostis.
Com Trump no governo e Musk com poder real de decisão, a política regulatória americana deve sofrer uma reforma profunda, que promete enfraquecer o progressismo ideológico e retomar os princípios da liberdade individual e do crescimento econômico. Isso tende a fortalecer, inclusive, conservadores e liberais que enxergam o Estado mínimo como um caminho sólido para a liberdade econômica e a prosperidade.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado...