O ministro Kassio Nunes Marques, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), encaminhou à Procuradoria-Geral Eleitoral, nesta semana, a notícia-crime apresentada pelo deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). A denúncia refere-se a declarações feitas por Tarcísio no dia 27 de outubro, data do segundo turno das eleições municipais de 2024.
Boulos alegou que o governador de São Paulo fez acusações falsas sobre ele, afirmando que membros do PCC (Primeiro Comando da Capital) teriam orientado eleitores a votar no deputado durante o pleito. De acordo com a denúncia, Tarcísio teria “divulgado fatos falsos durante a campanha eleitoral”, o que configuraria crime, já que teria espalhado uma informação inverídica sobre o candidato, com o objetivo de influenciar o eleitorado. A denúncia ressalta ainda que a declaração teria potencial para induzir eleitores a erro, alterando sua percepção sobre Boulos no momento da votação.
Em sua representação, Boulos solicita que a Procuradoria-Geral Eleitoral tome as medidas necessárias, incluindo a instauração de um inquérito policial pela Polícia Federal ou até a apresentação imediata de uma denúncia. Até o momento, a procuradoria ainda não se manifestou sobre o caso, e o ministro Kassio Nunes Marques aguardará esse parecer para tomar uma decisão sobre a representação.
As declarações de Tarcísio de Freitas foram feitas durante evento ao lado do prefeito reeleito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB).
O governador afirmou que houve interceptação de conversas e orientações vindas de presídios, supostamente enviadas por facções criminosas, que teriam instruído eleitores a votar em determinados candidatos. Apesar de fazer essas afirmações, Tarcísio não apresentou provas concretas para sustentar sua alegação. Quando questionado sobre quem o PCC estaria orientando a votar na capital paulista, o governador respondeu: “Boulos”.
Além da notícia-crime, Boulos também entrou com uma ação de investigação judicial eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, processando Tarcísio e Nunes pelas declarações feitas.
Na eleição para a prefeitura de São Paulo, realizada no mesmo dia das declarações de Tarcísio, Ricardo Nunes foi reeleito com 59,35% dos votos válidos (3.393.110 no total), enquanto Boulos obteve 40,65% (2.323.901 votos). Informações Gazeta Brasil
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado...