Na noite desta quarta-feira (13), Brasília foi marcada por uma série de explosões na Esplanada dos Ministérios, com um homem sendo identificado como a vítima fatal do ataque. Francisco Wanderley Luiz, dono do veículo que explodiu próximo ao Anexo 4 da Câmara dos Deputados, foi o responsável pelas explosões que também atingiram os arredores do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo a governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, o incidente começou por volta das 19h30, quando o carro de Luiz explodiu perto do Anexo 4, e, em sequência, mais duas bombas foram detonadas em frente ao STF, onde ele também tentou acessar o prédio.
“Após a explosão do carro, o suspeito dirigiu-se para a área em frente ao STF, onde tentou ingressar na Corte antes de explodir outras bombas, o que resultou em sua morte”, informou Celina Leão, destacando que a segurança na região foi imediatamente reforçada. A governadora ainda afirmou que a área continua isolada e está sob vigilância de um policiamento especializado.
Alexandre Patury, secretário adjunto da Secretaria de Segurança Pública, tranquilizou a população, dizendo que “Brasília tem comando, Brasília tem segurança. A população pode ficar tranquila”. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros atuaram rapidamente para isolar a área e garantir a integridade das autoridades e cidadãos.
O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, foi contatado pela vice-governadora Celina Leão, que assegurou que o GDF está cuidando da segurança e que os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados foram informados sobre o isolamento do Congresso Nacional. Como medida de precaução, o expediente no Senado e no STF foi suspenso até o meio-dia desta quinta-feira (14), com as atividades sendo reavaliadas ao longo da manhã.
A Polícia Federal abriu um inquérito para apurar as causas e responsabilidades pelas explosões. O caso será enviado ao ministro Alexandre de Moraes para investigações mais detalhadas.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado...