O encontro histórico entre Joe Biden e Donald Trump, com Biden dando as boas-vindas ao presidente eleito com a frase “Bem-vindo de volta”, foi certamente um golpe duro para a ala progressista. A postura de Biden, ao invés de confrontativa, mostrou-se respeitosa e focada na transição de poder, sinalizando seu compromisso com a estabilidade democrática. Esse tom surpreendente parece refletir a pressão da própria população americana, que pede uma mudança de rumo no governo e já demonstrou, nas urnas, seu apoio ao retorno de Trump e a políticas menos alinhadas ao progressismo.
Trump, agora presidente eleito, certamente conduzirá uma agenda de forte ruptura com a visão mais burocrática e centralizadora que marcou o governo Biden. A expectativa é que Trump se foque em medidas de desburocratização, corte de impostos e fortalecimento das fronteiras, tudo sob a perspectiva de um governo voltado à eficiência e ao patriotismo — valores caros a muitos americanos que se sentiam negligenciados nos últimos anos.
A promessa de Biden em promover uma “transição tranquila” reforça a aceitação dos resultados por parte do establishment, o que é uma vitória para a democracia. É evidente que o próprio Biden, ao garantir uma boa transição, tenta evitar maiores tensões, o que pode também ser uma estratégia para não antagonizar ainda mais a opinião pública.
Para os conservadores e apoiadores de Trump, o gesto de Biden é visto com alívio, após anos de um governo marcado pela tentativa de avançar uma agenda progressista que, em muitos casos, passou por cima de valores tradicionais. A postura de Biden, longe de ser uma derrota, é, no fundo, o reconhecimento de que o país quer uma nova liderança, alinhada com os interesses de quem preza pela liberdade econômica, pela segurança e pela ordem.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado...