O ministro Alexandre de Moraes foi impedido de votar em um processo no Supremo Tribunal Federal (STF) em que figura como parte diretamente envolvida. O caso em questão trata da morte de Cleriston Pereira da Cunha, conhecido como Clezão, manifestante detido após os eventos de 8 de janeiro de 2023.
A ação, movida pela viúva de Clezão, acusa Moraes de possíveis práticas de maus-tratos em modalidade qualificada, abuso de autoridade e tortura, que teriam levado à morte do empresário enquanto estava preso na Papuda, após relatar mal-estar. O advogado Tiago Pavinatto entrou com recurso no STF, mas o tribunal, por unanimidade, rejeitou os embargos.
No comunicado oficial do julgamento, foi confirmado que Moraes foi impedido de votar no caso: *“O Tribunal, por unanimidade, rejeitou os embargos de declaração, nos termos do voto do Relator. Impedido o ministro Alexandre de Moraes. Plenário, Sessão Virtual de 8.11.2024 a 18.11.2024.”*
A oposição já enxerga nessa decisão uma oportunidade para pressionar o afastamento de Moraes da relatoria de outros inquéritos sensíveis, como o que investiga o suposto planejamento de golpe de Estado em 2022. Esse impedimento fortalece os argumentos de que Moraes não deveria atuar como juiz em casos em que possa haver conflito de interesse.
Com a crescente insatisfação de setores políticos e da sociedade, o afastamento de Moraes de processos que envolvam acusações contra ele próprio é visto como um tema de alta relevância.
A decisão abre margem para novos questionamentos sobre a imparcialidade do magistrado em investigações de grande impacto político.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado...