O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), fez duras críticas à Meta, empresa responsável pelo Facebook e Instagram, durante julgamento nesta quarta-feira (27) sobre a responsabilização de plataformas por conteúdos publicados por usuários. Moraes reclamou que a empresa tem mantido perfis falsos criados em seu nome, apesar de inúmeras notificações enviadas.
De acordo com o ministro, existem pelo menos 20 perfis falsos relacionados a ele, muitos usados para promover ataques. “Tenho que ficar correndo atrás. (…) As plataformas dificultam e quase ignoram”, afirmou Moraes, destacando a lentidão e a falta de boa vontade na remoção dessas contas. Em outro momento, o ministro ironizou a situação ao comentar a fala do advogado José Rollemberg Leite Neto, representante do Facebook.
“Já está autorizado a retirar todos os perfis falsos meus sem decisão judicial. Agradeço”, disse Moraes, em tom crítico.
Além disso, Nikolas Ferreira expôs um trecho da audiência onde Moraes fez uma brincadeira aos risos.
"O ditador não consegue se segurar. Patético", escreveu o deputado.
Confira:
Após questionamento ao advogado do Facebook, Barroso o tranquiliza, dizendo que busca, em boa fé, o esclarecimento dos fatos e que não se trata de uma inquirição.
— Jornal da Direita Online 🇧🇷🇮🇱 (@JornalBrasilOn2) November 27, 2024
Logo após Moraes solta uma piada: AINDA pic.twitter.com/RnYuqMlqTa