O deputado Pedro Uczai (PT-SC) apresentou um novo projeto de lei conhecido como “PL das Fake News”. A proposta surge após a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, defender a regulamentação das plataformas para evitar um possível “massacre” eleitoral da esquerda nas próximas eleições.
O projeto de Uczai é uma versão mais enxuta da legislação original, focando em medidas para prevenir a disseminação de notícias falsas. Ele propõe que o governo tenha poder para criar normas específicas para redes sociais e exige que as empresas de tecnologia trabalhem em conjunto com o Executivo na formulação de “códigos de conduta” que estabeleçam ações obrigatórias para combater a desinformação.
“O projeto enfatiza a importância de colaboração entre plataformas e o Poder Executivo, que terá autoridade para aprovar códigos de conduta e criar normas visando proteger a sociedade brasileira dos prejuízos causados pela desinformação”, detalhou o deputado. Ele também destacou que a fiscalização das práticas ficará sob a responsabilidade de uma agência reguladora de telecomunicações, garantindo uma abordagem especializada.
Outro ponto central do PL é a exigência de transparência nos algoritmos que recomendam conteúdos aos usuários. Uczai propõe que as redes revelem o funcionamento dessas ferramentas, que hoje operam sem qualquer tipo de supervisão pública.
O projeto estabelece um conjunto de sanções para plataformas que não cumprirem as regras. Inicialmente, as empresas seriam advertidas; em caso de reincidência, seriam multadas, e, como medida extrema, poderiam ter suas atividades suspensas temporariamente, tal como ocorreu recentemente com a rede social “X”.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado...