Enquanto o país se debruça sobre a questão da escala de trabalho 6×1 (seis dias de trabalho, para um de descanso) ou 4×3 (quatro de trabalho, para três de descanso), um deputado federal decidiu ampliar o debate ao propor o “fim” dos feriados no Brasil. Uma Proposta de Emenda à Constituição de Marcos Pollon (PL-MS) quer transferir para os domingos todos os feriados para melhorar a economia.
De acordo com ele, a ideia é não interromper a escala produtiva.
– Acho que o melhor seria todo feriado ir para o domingo de cada semana, pois não teríamos tantas interrupções na escala produtiva. (…) Diferente de outra proposta, levo em consideração o peso que existe sobre o custo operacional das coisas, seja em produtos ou serviços. Um feriado, ou um descanso remunerado, gera um peso para o caixa, e quem paga por isso é você. O valor é sempre repassado e pode ser ainda mais nocivo com a jornada menor – apontou.
O deputado já havia apresentado a PEC no ano passado, mas como um projeto de lei. O texto quer transferir a “comemoração dos feriados para o primeiro domingo subsequente a data do feriado”, e acabar com os pontos facultativos em órgãos públicos. Além disso, estabelece que o setor privado seria responsável por decidir sobre o expediente nos feriados.
Pollon agora busca assinaturas para sua PEC e afirma que “a motivação principal por trás dessa proposta reside na busca por mitigar os prejuízos econômicos causados pela paralisação do trabalho nos feriados e pontos facultativos”.
– A paralisação das atividades econômicas em feriados e pontos facultativos resulta em considerável prejuízo para diversos setores produtivos. Empresas deixam de operar, o comércio fecha suas portas, e a produção é interrompida, gerando impactos diretos no Produto Interno Bruno (PIB) e na geração de empregos – disse.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado...