A reeleição dos deputados republicanos Darrell Issa e Maria Elvira Salazar no Congresso americano reforça o peso de uma proposta que visa impedir a entrada de autoridades estrangeiras nos Estados Unidos, incluindo o ministro do STF Alexandre de Moraes. Ambos, alinhados a Donald Trump, têm defendido ações mais firmes contra figuras que consideram atuar contra a liberdade de expressão.
Issa e Salazar justificam o projeto como uma proteção aos direitos de cidadãos americanos, especialmente após a suspensão temporária da rede social X (Twitter) no Brasil, ordenada por Moraes. Na visão dos deputados, essa decisão é um exemplo de abuso de poder e cerceamento da liberdade, prejudicando, inclusive, Elon Musk, proprietário da plataforma. Maria Elvira Salazar, em declaração oficial, caracterizou Moraes como um dos principais representantes de uma “censura global”.
A proposta apresentada por esses deputados alinha-se com a crescente postura crítica de certos setores republicanos frente à interferência de governos estrangeiros sobre empresas americanas.
O apoio que o projeto tem recebido nos Estados Unidos aponta para uma forte oposição ao que consideram uma influência autoritária que viola princípios de liberdade de expressão, princípio amplamente defendido pelos republicanos.
Se essa proposta for adiante e conquistar mais apoiadores no Congresso americano, Moraes pode enfrentar uma situação constrangedora e inédita, limitando suas viagens ao país. Esse cenário também reflete uma crescente insatisfação no Congresso dos EUA em relação às ações de certas figuras públicas brasileiras, particularmente àquelas que vêm impondo restrições no uso das redes sociais.
A reeleição de figuras como Issa e Salazar, que demonstram alinhamento com uma agenda de defesa de valores como liberdade de expressão, poderá abrir caminho para que outras autoridades estrangeiras, que adotam medidas restritivas, também enfrentem resistência internacional e sejam desafiadas a rever seus posicionamentos.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado...