Nesta terça-feira (26), o Supremo Tribunal Federal (STF) tornou público um relatório da Polícia Federal (PF) que detalha acusações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros 36 investigados. O documento, com 878 páginas, reúne evidências sobre um suposto plano para um golpe de Estado. Bolsonaro é citado em oito páginas do material.
– Conforme apresentado, os elementos acostados nos autos evidenciaram a atuação de uma organização criminosa que, desde o ano de 2019, começou a desenvolver ações voltadas a desestabilizar o Estado democrático de Direito, com o fim de obtenção de vantagem consistente em tentar manter o então presidente da república JAIR BOLSONARO no poder, a partir da consumação de um golpe de Estado e da abolição do Estado democrático de Direito, restringindo o exercício do Poder Judiciário e impedindo a posse do então presidente da República eleito – diz a conclusão da PF.
No documento, o nome de Bolsonaro é mencionado 658 vezes, incluindo registros em capturas de tela e links de reportagens citados pela investigação.
A PF afirma que o ex-presidente tinha conhecimento e participou ativamente das ações planejadas pelo grupo investigado. O relatório descreve como o grupo teria se organizado para impedir a eleição e, posteriormente, a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Bolsonaro, que era presidente durante o período investigado, foi o principal adversário de Lula nas eleições de 2022. A investigação aponta que os acusados agiram de forma coordenada, dividindo tarefas para executar o suposto plano.
O relatório cita o ex-presidente já no início, destacando a formação de uma organização criminosa que teria como objetivo mantê-lo no poder por meio de ações que violariam o Estado democrático de Direito. Informações Pleno News
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado...