O voo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta dificuldades técnicas enquanto sobrevoa a Cidade do México, após decolar para o Brasil. Segundo informações da Força Aérea Brasileira (FAB), a equipe de pilotos conseguiu resolver a pane, mas a aeronave VC-1 continua em voo, consumindo combustível enquanto aguarda autorização para pousar novamente na capital mexicana.
Lula estava na Cidade do México para participar da posse da presidente Claudia Sheinbaum, realizada nesta terça-feira (1º). Na semana anterior, o presidente havia participado da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York. Além de Lula, estão a bordo o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS).
De acordo com um comunicado da FAB, será necessária a troca da aeronave antes do retorno a Brasília. O presidente, que está no México desde domingo (29), também teve um encontro com o ex-presidente López Obrador e participou de um fórum empresarial no país.
A Força Aérea Brasileira confirmou o problema técnico, que levanta preocupações sobre a segurança e logística do retorno do presidente ao Brasil. A situação continua em desenvolvimento, com mais atualizações a serem aguardadas.
Eis a íntegra da nota da FAB:
“A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que a aeronave presidencial VC-1 apresentou um problema técnico após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México, nesta terça-feira (01/10).
Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para que a aeronave retorne ao mesmo aeródromo da decolagem.”
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado...