A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou, por unanimidade, dois recursos apresentados pelo influenciador Bruno Aiub, conhecido como Monark, mantendo a decisão que bloqueou seus perfis nas redes sociais. A defesa de Monark argumentou nos recursos que ele estava exercendo seu direito constitucional à liberdade de expressão e que sofreu censura prévia.
O ministro Alexandre de Moraes, presidente da Primeira Turma, em seu voto, ressaltou que não foram apresentados novos argumentos que justificassem a reversão da decisão. De acordo com Moraes, o bloqueio é necessário para interromper a disseminação de discursos de ódio e a incitação à quebra da normalidade institucional e democrática. Em junho de 2023, os perfis do influenciador foram bloqueados por decisão de Moraes, no contexto da investigação dos atos de 8 de Janeiro.
“É incabível ao recorrente opor-se ao cumprimento do bloqueio dos canais, perfis, contas, nos termos da decisão proferida nestes autos, pois se trata de direito de terceiro investigado e não comporta recorribilidade pela via eleita”, afirmou Moraes em sua decisão.
Em 2022, Moraes havia determinado uma multa de R$ 300 mil e a suspensão dos perfis de Monark nas redes sociais, devido à investigação por suposta disseminação de "notícias fraudulentas" sobre as eleições de 2022.
Além disso, as contas bancárias do influenciador foram bloqueadas.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado...