Igor Normando, do MDB, foi eleito prefeito de Belém neste domingo (27), conquistando 56,36% dos votos válidos e derrotando o candidato Delegado Éder Mauro, do PL, que obteve 43,73%. Normando assumirá o cargo em 1º de janeiro de 2025, com o empresário Cássio Andrade, do PSB, como seu vice.
O resultado foi anunciado às 17h31, com 93,98% das urnas apuradas. A eleição foi marcada por uma ampla coligação política que uniu nove partidos, incluindo MDB, PSB, PRD, UNIÃO, PDT, PP, PSD, PSDB e CIDADANIA, garantindo a Normando o maior tempo de propaganda em rádio e TV durante o primeiro turno.
Normando, que conta com o apoio do governador do Pará, Helder Barbalho, e dos ministros Jader Filho (Cidades) e Celso Sabino (Turismo), é primo de Barbalho e já foi vereador e deputado estadual.
Ele atuou como titular da Secretaria de Estratégia de Articulação e Cidadania do Pará entre fevereiro de 2023 e junho de 2024, e se filiou ao MDB em março de 2024 para sua candidatura à prefeitura.
A eleição teve um contexto peculiar, com a cidade se preparando para sediar a COP 30, o maior evento sobre meio ambiente da ONU, em 2025. As promessas de melhoria na infraestrutura de Belém foram um tema central durante a campanha. No primeiro turno, Normando obteve 44,89% dos votos, enquanto Mauro teve 31,48%, e o atual prefeito, Edmilson Rodrigues (PSOL), ficou abaixo de 10%.
A alta reprovação do atual prefeito e a confirmação da candidatura de Mauro motivaram a decisão de Normando de entrar na disputa, apesar das críticas de que sua candidatura representaria uma “oligarquia” devido ao seu parentesco com o governador Barbalho.
Por sua vez, Éder Mauro escolheu como vice a médica Tatiana Coelho, que recebeu apoio público de Michelle Bolsonaro. Mauro mantém uma relação estreita com o ex-presidente Jair Bolsonaro, o que também influenciou sua campanha.
O processo eleitoral também foi marcado por crimes eleitorais. O Ministério da Justiça registrou 77 ocorrências em todo o Brasil, com 89 detidos apenas neste domingo. Embora a quantidade de prisões durante este segundo turno tenha sido 747% menor que no primeiro, o cenário de segurança ainda requer atenção. As eleições do primeiro turno, realizadas em 6 de outubro, resultaram em 576 detenções, incluindo 23 candidatos.
As cenas de uma agente penitenciária envolvida em atividades sexuais com um detento têm causado grande comoção na Inglaterra. Segundo informações do Metrópoles, a protagonista do vídeo foi identificada como a brasileira Linda de Sousa Abreu, de 31 anos. Embora as autoridades ainda não tenham confirmado oficialmente a identidade da carcereira nas imagens, jornais como o Daily Mail e o The Sun atribuem a ela o rosto da guarda filmada dentro de uma cela em atos sexuais com um detento. A mídia inglesa descobriu que Linda mantinha uma vida dupla: além de trabalhar como agente prisional, ela ganhava dinheiro vendendo conteúdo adulto em plataformas como o Onlyfans, onde se apresentava como Linda La Madre e explorava relacionamentos com amigos do marido. Após o vazamento de seu nome como a suposta guarda envolvida, todas as suas contas relacionadas às suas atividades foram excluídas. Sua irmã, Andreina, entrevistada pelo Daily Mail, descreveu Linda como uma “swinger inveterada” ...