O ministro Luís Roberto Barroso, que preside o Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou neste sábado (21) que o Twitter/X poderá retomar suas atividades no Brasil caso cumpra as exigências legais e as decisões judiciais do país. Segundo Barroso, empresas que tenham representação no Brasil e que estejam dispostas a seguir a legislação e as ordens judiciais serão bem-vindas a operar novamente no território brasileiro. O ministro fez essa declaração enquanto estava nos Estados Unidos, onde participava da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
Esta não é a primeira vez que Barroso se pronuncia sobre o conflito com o Twitter/X. O presidente do STF já havia enfatizado anteriormente que todas as empresas que operam no Brasil devem respeitar e cumprir as decisões da Justiça brasileira. Barroso tem sido enfático na necessidade de que grandes plataformas digitais sigam as regras estabelecidas pelo sistema judiciário do país, reforçando a importância do cumprimento legal para a operação dessas empresas.
A rede social foi suspensa no final de agosto, após encerrar seu escritório no Brasil, citando que estava sendo alvo de censura por parte do ministro Alexandre de Moraes. A decisão de fechar o escritório gerou uma série de repercussões, levando à suspensão da plataforma no território nacional. Este fato marcou um ponto crítico nas relações entre a rede social e as autoridades brasileiras.
Além do fechamento do escritório, a plataforma acumulou mais de R$ 18 milhões em multas. Essas penalidades foram impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, que acusou a empresa de não cumprir decisões judiciais que ordenavam o bloqueio de perfis investigados por disseminação de fake news e ataques à democracia.
A situação destaca a tensão entre a rede social e o sistema judicial brasileiro, evidenciando os desafios de regular plataformas digitais em um contexto legal rigoroso.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado...