Autora dos livros da saga Harry Potter, JK Rowling expressou sua indignação e revolta com a luta olímpica entre a boxeadora transexual argelina Imane Khelif e a pugilista italiana Angela Carini. Por meio do X, a escritora questionou se será necessário que uma mulher biológica morra para que proíbam mulheres trans – nascidas como homens biológicos – de disputarem em categorias femininas.
– O que será necessário para acabar com essa insanidade? Uma boxeadora ficar com ferimentos que alteraram sua vida? Uma boxeadora morta? – escreveu a autora.Na sequência, JK compartilhou o vídeo da luta em que Angela Carini abandona o ringue após apenas 46 segundos, em decorrência de fortes dores causadas por dois socos da adversária. Assista e depois explique por que você concorda com um homem batendo em uma mulher em público para seu entretenimento. Isso não é esporte. São os homens se deleitando com seu poder sobre as mulheres – adicionou.
Rowling ainda disparou críticas diretamente a Kirsty Burrows, Chefe da Unidade de Esporte Seguro do COI (Comitê Olímpico Internacional), chamando-a de “vergonha” por permitir que o esforço de uma atleta fosse roubado.
– Uma jovem boxeadora teve tudo o que ela trabalhou e treinou roubado porque você permitiu que um homem entrasse no ringue com ela. Você é uma vergonha, sua “salvaguarda” é uma piada, e Paris 24 ficará para sempre manchada pela injustiça brutal feita a Carini – acrescentou.
A escritora também compartilhou uma foto em que a boxeadora italiana aparece chorando ao lado da argelina.
– Alguma imagem poderia resumir melhor o nosso novo movimento pelos direitos dos homens? O sorriso malicioso de um homem que sabe que está protegido por um establishment esportivo misógino, aproveitando a angústia de uma mulher em que ele acabou de dar um soco na cabeça e cuja ambição de vida ele acabou de destruir – completou.
Watch this (whole thread), then explain why you’re OK with a man beating a woman in public for your entertainment. This isn’t sport. From the bullying cheat in red all the way up to the organisers who allowed this to happen, this is men revelling in their power over women. https://t.co/u32FcDTy9p
— J.K. Rowling (@jk_rowling) August 1, 2024