O jornalista Alexandre Garcia questionou, nesta quarta-feira (31), o custo da “farra olímpica de Janja”. Após os partidos Novo e PL apresentarem requerimentos cobrando do governo federal informações sobre a viagem da primeira-dama para Paris, onde acompanhou a abertura dos Jogos Olímpicos e esteve em encontros políticos representando o Brasil, Garcia se manifestou criticamente.
Segundo ele, a viagem de Janja é mais uma “promoção pessoal do que algum testemunho” aos jogos. Garcia também criticou a cerimônia de abertura do evento esportivo.
“Lula enviou sua mulher para Paris como representante dele nos Jogos Olímpicos. Portanto, ela está representando o chefe de Estado e de governo do Brasil. E vemos no noticiário que ela está com uma comitiva muito grande, gente filmando tudo o que ela faz. É mais promoção pessoal do que algum testemunho em relação àqueles jogos que estão sendo realizados em Paris e que começaram com aquela coisa horrorosa”, destacou o jornalista.
Garcia aguarda o resultado da cobrança dos parlamentares do Novo, que encaminharam ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, um requerimento de informação (RIC) para saber detalhes sobre a comitiva que acompanhou Janja na viagem. Assinam o documento os deputados federais Adriana Ventura (SP), Gilson Marques (SC) e Marcel van Hattem (RS).
“Três deputados do Novo – Adriana Ventura (SP), Gilson Marques (SC) e Marcel van Hattem (RS) – encaminharam requerimento ao ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, pedindo informações, com base no artigo 37 da Constituição e também na Lei de Transparência, para ter informações sobre a viagem.
Quantas pessoas foram com ela, quem são essas pessoas e qual é a função delas, se tem cinegrafista, fotógrafo, maquiadora, especialista em roupa, motorista; que carros foram alugados, quanto custaram, qual é o hotel, quanto custa a diária; como é que viajaram, em que avião, se foi de classe executiva ou econômica. Enfim, quanto estão gastando do dinheiro do contribuinte brasileiro. Vamos aguardar para saber o resultado dessa exigência daqueles que representam o povo brasileiro”, destacou Alexandre Garcia.
As críticas de Garcia e a ação dos parlamentares refletem preocupações com o uso dos recursos públicos para viagens internacionais, questionando a necessidade e os custos envolvidos, especialmente em um momento de atenção às finanças públicas e à transparência governamental.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado