O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) denunciou nas redes sociais mais uma ação autoritária do ditador Nicolás Maduro em relação às eleições na Venezuela, marcadas para este domingo (28). Van Hattem, que foi convidado pela oposição venezuelana para acompanhar as eleições, relatou que foi impedido pelo governo de Maduro.
O parlamentar destacou que sua visita seria em representação à Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, presidida por Lucas Redecker, também convidado e igualmente barrado. Van Hattem compartilhou um vídeo mostrando que ex-presidentes de vários países da América Latina, que tentaram acompanhar as eleições na Venezuela, nem puderam decolar.
Ele criticou duramente o regime de Maduro, chamando-o de "regime de exceção sanguinário", e acusou Lula, o PT e os ministros do STF de apoiarem esse regime. A denúncia de Van Hattem reforça a preocupação com a falta de transparência e a repressão política na Venezuela, onde Maduro busca perpetuar-se no poder.
Também fui convidado pela oposição venezuelana para ir a Caracas e acompanhar as eleições neste domingo. O governo do ditador @NicolasMaduro vetou nossa ida, representando a Comissão de Relações Exteriores da Câmara de Deputados presidida por @LucasRedecker , que também foi… pic.twitter.com/8yQrEDpLwr
— Marcel van Hattem (@marcelvanhattem) July 27, 2024