Nesta quarta-feira (31), Marcelo Tas se manifestou a respeito da posição do governo brasileiro em relação que que se passa na Venezuela. Segundo ele, o assessor especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assuntos internacionais, Celso Amorim, “perdeu a chance” de defender a democracia.
Tas também disse que Lula foi induzido por Amorim “a alinhar o Brasil a um golpe de estado desferido à luz do dia por um ditador latino-americano sanguinário”. Sem citar nome, ele se referiu ao ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, que diz ter vencido as eleições presidenciais do último domingo (28).
O chanceler Amorim perdeu a chance de entrar para a história como um defensor da democracia. Induziu Lula a alinhar o Brasil a um golpe de estado desferido à luz do dia por um ditador latino-americano sanguinário, visivelmente derrotado pela ampla maioria do seu povo. Uma vergonha que vai arranhar para sempre a prestigiosa diplomacia brasileira – disse Tas, que ficou entre os assuntos de destaque na rede social X.
O nome de Maduro foi anunciado como vencedor pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), órgão máximo eleitoral da Venezuela.
O comentário de Marcelo Tas foi rebatido pelo deputado federal Mario Frias (PL-SP). Ele apontou que o apresentador tenta inocentar Lula.
– O mesmo Marcelo Tas que, há seis anos, afirmou repudiar o apoio do PT à ditadura na Venezuela agora diz que Lula foi induzido a apoiar o que ele sempre apoiou. Tudo bem querer parecer limpinho depois de ter colaborado para que alguém que sempre apoiou e financiou ditaduras com o nosso dinheiro chegasse ao poder novamente, mas tratar todo mundo como se fôssemos idiotas não é aceitável. Tentar inocentar Lula, como se ele precisasse ser induzido a fazer o que sempre fez, é ser muito cara de pau. Deveria haver um limite para o cinismo e a canalhice. O Marcelo Tas sempre soube a verdade, acontece que agora, ninguém quer ser o pai da criança – reagiu o parlamentar.
VENEZUELA
Até o momento, nove países solicitaram uma reunião urgente da Organização dos Estados Americanos (OEA) para debater as eleições venezuelanas. São eles: Uruguai, Argentina, Costa Rica, Equador, Guatemala, Panamá, Paraguai, Peru e República Dominicana.
Após pressão internacional e da oposição venezuelana, o Ministério das Relações Exteriores brasileiro se pronunciou sobre as eleições no país vizinho. Na nota, emitida nesta segunda-feira, a pasta elogia o “caráter pacífico” com que o pleito foi conduzido no domingo; contudo, afirma que só reconhecerá ou rejeitará o resultado após o CNE publicar as atas com os dados de cada mesa de votação.
Informações Pleno News
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado