Nesta terça-feira (16), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) decidiu pela cassação do mandato do deputado federal Mauricio Marcon (Podemos). A decisão se baseia na alegação de que o partido de Marcon cometeu fraude à cota de gênero, utilizando uma candidatura supostamente laranja para cumprir a cota mínima de mulheres nas eleições de 2022.
A candidata em questão, Kátia Felipina Galimberti Britto, recebeu apenas 14 votos, teve pouca atividade de campanha e recebeu apenas R$ 235 para distribuição de santinhos. A relatora do processo, desembargadora Patrícia Silva Oliveira, destacou que os indícios apontam para manipulação clara, com falta de atos de campanha, ausência nas redes sociais e na TV, e falta de investimentos do partido na candidata.
Marcon, que obteve mais de 140 mil votos nas eleições de 2022 sem fazer uso de dinheiro público, é considerado um dos parlamentares mais atuantes da atual legislatura. A defesa do deputado argumenta que Kátia Felipina entrou na campanha faltando apenas 10 dias para o pleito, substituindo uma candidata desistente, o que lhe deu pouco tempo para realizar uma campanha eficaz.
A cassação de Marcon pode ser vista como um absurdo, dado que a decisão se baseia em suposições e não em provas concretas de fraude intencional por parte do deputado. A defesa de Marcon já anunciou que recorrerá da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esperando reverter a cassação e demonstrar a integridade do mandato conquistado com a expressiva votação popular.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado...