A cinco dias das eleições na Venezuela, o ditador Nicolás Maduro ordenou o bloqueio de sites de notícias independentes, conforme denunciado por uma organização não governamental e pelo sindicato da imprensa. A Conatel (Comissão Nacional de Telecomunicações) foi responsável pela medida, afetando o acesso aos sites para IPs na Venezuela. Em total desespero, Maduro vem tomando atitudes criminosas e fazendo ameaças constantes contra seus adversários.
Ele chegou a compará-los com o ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e o atual mandatário da Argentina, Javier Milei, classificando-os como "fascistas". Segundo Maduro, "A Venezuela não cairá nas mãos do fascismo."
Essa censura é um claro reflexo da repressão que Maduro exerce sobre o povo venezuelano. Ao bloquear a imprensa independente, ele busca controlar a narrativa e impedir que informações contrárias ao seu regime sejam divulgadas. Essas ações são típicas de um governo autoritário que teme a verdade.
A reação internacional foi imediata, com vários países e organizações de direitos humanos condenando a medida. A liberdade de imprensa é um pilar fundamental da democracia e qualquer tentativa de silenciá-la é um grave atentado aos direitos humanos. O bloqueio de sites de notícias é um passo perigoso rumo à censura total.
Ao compartilhar a notícia da censura de Maduro à imprensa, Bolsonaro desmoralizou o socialista em poucas palavras: "As coincidências nas democracias relativas nunca param.
Então acuse-os do que você é que o sistema faz o resto." Essa resposta destacou a hipocrisia de Maduro e a manipulação de informações para manter o poder.
As ações de Maduro apenas reforçam seu desespero e a repressão que exerce sobre o povo venezuelano. A tentativa de silenciar a imprensa independente é uma tática desesperada para controlar a narrativa política. À medida que as eleições se aproximam, a comunidade internacional deve estar atenta e apoiar a liberdade de expressão e os direitos humanos na Venezuela.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado...