O diretório do PT em Lisboa, em parceria com associações de imigrantes brasileiros, realizou na manhã deste sábado (23.mar.2024) um ato na capital portuguesa pela “democracia” e contra a anistia dos dos que chamaram de extremistas que atacaram as sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023. A manifestação é um braço da mobilização chamada “Ditadura nunca mais!”, realizada na mesma data em dezenas de cidades brasileiras.
Às 10h30 no horário local (7h30 em Brasília), o Poder360 contou 26 pessoas na Praça Luís de Camões, no centro de Lisboa, para participarem do ato. O grupo se misturava a pedestres que caminhavam pelo local. Além de representantes do Partido dos Trabalhadores em Portugal, o grupo de manifestantes é formado por integrantes do PC do B, pelo Comitê de Mulheres Migrantes, pela Portuando (associação de migrantes sediada na cidade do Porto, no norte de Portugal) e pelo Comitê de Luta Portugal.
Os manifestantes protestam pela "democracia", contra a anistia para os presos do 8 de Janeiro, em uma suposta defesa do povo da Palestina e assinalando os 60 anos do regime militar de 1964.
“A justiça tem que atuar no caso dos golpistas do 8 de Janeiro, com independência, com isenção, mas sem acordo que garanta algum tipo de anistia e de desresponsabilização por aquilo que ocorreu, que foi uma tentativa de golpe de Estado”, disse o coordenador do núcleo do PT em Portugal, Pedro Prola, ao Poder360.
Também segundo Prola, eram esperadas algumas dezenas de pessoas, pois o ato foi organizado nesta semana e não teve ampla divulgação.
Na 6ª feira (22.mar) e neste sábado (23.mar), foram convocadas manifestações da mobilização “Ditadura nunca mais!” em 19 cidades brasileiras e em duas cidades europeias.
Apesar de o Partido dos Trabalhadores organizar os atos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os integrantes do governo não devem participar.
Os atos da esquerda estão previstos em 15 Estados, em Brasília e em 2 países (Espanha e Portugal). A manifestação em Salvador (BA) é considerada pelos organizadores como a principal.
Créditos: Poder 360.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado