O governo Lula pagou ao menos 3,6 milhões de reais para vincular anúncios no Programa do Ratinho (foto), do SBT, ao longo de 2023. Esse é o programa de auditório que mais recebeu dinheiro federal no ano passado, destaca a Folha de S.Paulo, que chama atenção também para a forma como o hoje ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Paulo Pimenta, se referiu a esse tipo de repasse quando Jair Bolsonaro estava no Palácio do Planalto.
“Com Ratinho, com tudo, Bolsonaro devolve a fome ao Brasil mas faz que a culpa não é dele: Bolsa Família recua a patamar de 2010, com 494 mil na fila. Goebbels morreria de inveja”, reclamou Pimenta em 2020.
Naquele mesmo ano, Pimenta publicou em caixa alta, em outra postagem, o seguinte: “Mamata: Ratinho recebeu R$ 915 mil para elogiar Reforma da Previdência de Bolsonaro”.
Colou?
Questionado pela Folha, o ministro tentou se explicar: “Eu tenho uma opinião pessoal sobre isso. Agora, eu estou aqui na condição de Secom. Isso é uma relação institucional. O que eu gosto ou não gosto das pessoas não pode interferir na decisão institucional da aplicação do recurso público”.
Pimenta disse ainda que não tem nada a ver com a escolha dos programas onde serão veiculadas as propagandas do governo. “Quem propõe plano de mídia são as agências. Por exemplo: a campanha de recadastramento do Bolsa Família. Qual é o público que eu quero atingir? É o público do C, D e E, eu não vou botar na GloboNews. Entre os programas de auditório, [Ratinho] é o que tem maior audiência nesse público”, justificou-se.
Na lista exposta pela Folha, o Domingão com Huck aparece em segundo lugar, com 2,4 milhões de reais em 2023, seguido por Encontro (2,1 milhões de reais), Silvio Santos (1,8 milhão de reais) e Hora do Faro (1,4 milhão de reais).
Sites amigos
Como mostramos, os sites amigos de Lula voltaram a ganhar suas “mamatas”, como diria Pimenta. O balanço de 2023 aponta que o Brasil 247, famigerado “Brasil 171”, recebeu 697,4 mil reais, mais do que o Estadão (593,1 mil reais) e a Folha (648,9 mil reais).
Avesso a escambos com o poder, O Antagonista tem orgulho em permanecer fora da lista, reforça a seus leitores, ouvintes e espectadores a importância do jornalismo independente na vigilância do poder e convida cada um a assinar a revista Crusoé para garantir vida longa a esse trabalho.
Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)
Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha. O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado