Ministro dos Direitos Humanos Participa de Desfile em Escola que Associou Policiais a Demônios Ministro dos Direitos Humanos Participa de Desfile em Escola que Associou Policiais a Demônios Ministro dos Direitos Humanos Participa de Desfile em Escola que Associou Policiais a Demônios Pular para o conteúdo principal

Ministro dos Direitos Humanos Participa de Desfile em Escola que Associou Policiais a Demônios


A Vai-Vai, escola de samba do carnaval de São Paulo, que gerou controvérsia ao desfilar com uma ala representando policiais militares como demônios, teve a participação do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, em um de seus carros alegóricos. O destaque em questão exibiu uma estátua pichada do bandeirante Borba Gato.

No último sábado (10), a escola de samba paulista apresentou o enredo “Capítulo 4, Versículo 3 – Da Rua e do Povo, o Hip Hop: Um Manifesto Paulistano”. A estátua em homenagem a Manuel de Borba Gato, inaugurada em 1963 na Praça Augusto Tortorelo de Araújo, na Zona Sul de São Paulo, já foi alvo de pichações e até mesmo incêndio.

Apresentando um posicionamento que reflete aquele que frequentemente é reproduzido por movimentos de esquerda, a Vai-Vai disse em seu perfil no Instagram, no qual compartilhou uma foto da alegoria, que Borba Gato foi “um colono brasileiro, bandeirante paulista, sertanista, proprietário de escravizados e descobridor de metais preciosos”.


– Nas viagens que [Borba Gato] realizava, para explorar novas terras, os grupos indígenas encontrados pelo caminho eram assassinados, as mulheres estupradas e os sobreviventes aprisionados e vendidos como escravizados – afirmou a agremiação sobre o bandeirante.

No seu perfil na plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter, o ministro Silvio Almeida mencionou que seu avô paterno, apelidado de Lorito, foi um dos fundadores e primeiros diretores da escola de samba Vai-Vai. Ele ressaltou que a Vai-Vai desempenha um papel importante na história de sua família e é considerada uma das expressões mais vigorosas da cultura negra na cidade de São Paulo.

No desfile realizado no último sábado, a Vai-Vai apresentou uma ala intitulada “Sobrevivendo no Inferno”, composta por participantes vestidos como policiais do batalhão de choque, usando chifres e asas vermelho-alaranjadas, fazendo uma representação simbólica de demônios. Entretanto, essa manifestação provocou descontentamento entre deputados federais da Frente Parlamentar de Segurança Pública da Câmara.

– A que ponto chegamos? – questionou o deputado Alberto Fraga (PL-DF), presidente da bancada da bala e 1° vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da Casa.


– Lamentavelmente, vivemos uma sociedade na qual a polícia é desvalorizada e humilhada diariamente – afirmou o deputado Sargento Portugal (Podemos-RJ), para quem a escola protagonizou um “escárnio com esses heróis anônimos da sociedade”, em referência aos policiais.

– Eu torço para que uma escola de samba que promove esse tipo de absurdo seja rebaixada. Não há justificativa para fazerem tamanha imbecilidade contra os policiais, categoria que rala diariamente, sob condições precárias, para proteger aqueles que eles nem conhecem – prosseguiu, por sua vez, o deputado Sargento Gonçalves (PL-RN).


O deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP), pré-candidato à prefeitura de São Paulo, afirmou que sua agremiação incorporou elementos de “bandidolatria” em seu desfile.

Com informações AE e Pleno News

Postagens mais visitadas deste blog

Herói sem capa: Policial enfrenta sozinho trio de criminosos que mantinham família refém e salva todos, (Veja o Vídeo)

Imagens de câmera de monitoramento mostram o momento em que um brigadiano sozinho salva um casal e uma criança feitos reféns durante assalto na noite de terça-feira (1º) em Estância Velha.  O confronto aconteceu uma agropecuária na Rua Walter Klein, no bairro Bela Vista. Nas cenas, o policial militar aparece armado em uma área externa da agropecuária. Em seguida, dois criminosos saem segurando as vítimas, que são seguidas por um cordeiro. "Foi uma situação inédita para mim", diz policial que salvou família refém de assalto em agropecuária de Estância Velha Criminoso que morreu após ser baleado durante assalto com reféns em Estância Velha usava tornozeleira eletrônica No momento em que os criminosos se aproximam de um carro estacionado em frente ao local, o policial se distancia em meio à rua. Os criminosos tentam embarcar com os reféns, mas o agente dispara um tiro em direção ao carro. O delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier, explica que uma policial teria chegado

Simone Biles se nega a dar entrevista para a Globo e motivo vem à tona

Simone Biles, um ícone da ginástica mundial, demonstrou mais uma vez sua capacidade de enfrentar e superar desafios nas Olimpíadas de Paris. Após conquistar uma medalha de ouro no geral individual, a ginasta evitou a imprensa brasileira, conversando apenas com os meios de comunicação norte-americanos. Em um tom descontraído, Simone brincou ao afirmar que “não queria mais” competir com Rebeca Andrade, destacando a pressão que sentiu ao enfrentar uma adversária tão forte. Rebeca ficou com a medalha de prata, evidenciando o alto nível de competição entre as duas. Durante uma entrevista à NBC, Simone revelou que estava nervosa com a proximidade de Rebeca na pontuação, sentindo a necessidade de ajustar sua estratégia para garantir o ouro. Sua técnica no salto sobre a mesa foi cuidadosamente planejada para superar a brasileira, mostrando a intensidade da competição e o alto nível de habilidade envolvido. A medalhista de bronze, Sunisa Lee, comentou sobre o estado emocional de Sim

Patrícia Abravanel revelou Silvio com neto dias antes de partir

A apresentadora Patrícia Abravanel fez uma emocionante homenagem ao seu pai, o apresentador Silvio Santos, apenas seis dias antes dele partir. O apresentador partiu na madrugada deste sábado (17). Silvio Santos estava internado desde o dia 1º de agosto no Hospital Albert Einstein em São Paulo. Ele havia sido internado antes, no dia 18 de julho, porque estava com H1N1. Na ocasião ele teve alta dois dias depois. Inicialmente, a assessoria de Silvio havia dito apenas que a volta do apresentador para o hospital em agosto foi para realizar exames de imagem. Maiores informações sobre a partida do empresário e apresentador ainda não foram revelados. Apenas seis dias antes da partida de seu pai, Patrícia Abravanel emocionou com uma homenagem que fez para ele. Patrícia é mãe de Pedro, nove anos, Jane, seis anos e Senor, cinco anos. E ela mostrou uma linda foto de Silvio junto com um de seus filhos quando ainda era bebê. Ela também exibiu algumas fotos do seu marido, Fábio Faria, com o